18/08/2010

Mamãe, eu quero ir pro céu.

Dia desses, um jornal daqui do nosso sertão, publicou dados de uma pesquisa do Ibope referente ao gasto anual do caboclo mineiro com livros. Segundo a pesquisa, o cidadão mineiro gasta por ano míseros R$ 14,40 nos balcões de livrarias. Diante desses números, alguns sujeitos arrepiaram os cabelos, outros proferiram palavrões diante do jornal e do instituto, ofendidos, retrucando o discurso típico dos envergonhados. Afinal somos um grande estado, com dimensões de nação, berço de nomes literários como Guimarães Rosa, Drummond, Adélia Prado, Sabino, Luiz Vilela, só pra citar alguns, e não pega bem ficar com fama de mão de vaca no mercado literário.

Até onde vai meu entendimento, não é caso de susto.

Mas a minha opinião parece ser uma exceção. Outro dia, navegando por um blog literário deparei-me com um texto inflamado de um sujeito, um bem intencionando aspirante a escritor que, com convicção inviolável, levantava argumentos escandalosos, ofensivos e mostrava por A + B como as pessoas deveriam gastar o ordenado. Segundo o Sr. aspirante, as pessoas deveriam deixar de fazer prestações nas Casas Bahia, ir em shows de bandas da modas, de comprar celulares modernosos, pra comprar livros. Uma espécie de cartilha do consumidor cultural sadio. E esse não é único texto que existe por aí, onde letrados e aspirantes, choramingam a crueldade dos leitores, a pouca venda de seus produtos, a ignorância das pessoas de bem, qualificadas como alienadas, desinformadas, fúteis e um sem número de adjetivos de baixo calão. As pessoas são horríveis; os letrados, uns injustiçados.

Ainda existem aqueles que evocam o chavão do capitalismo, da pobreza, da propaganda nos impingindo necessidades das quais não precisamos, do colonialismo cultural do qual somos vítimas passivas, do problema das escolas públicas e das universidades privadas, e mais uma dezena de artefatos socio-culturais atarracados nos nossos calcanhares coloniais e que, por força sobrehumana, nos impedem de evoluir como um povo branco, cosmopolita, consumidor de cultura de luxo. A culpa é do sistema; os letrados, uns injustiçados.

Acredita-se no céu, e isso é uma lástima.

Em pleno século 21, ainda acredita-se no céu. Não naquele céu onde São Pedro nos espera com uma chave ou naquele céu comunista ao fim da aposta, alguns até acreditam; mas acredita-se no céu enquanto mundo ideal, justo, realidade perfeita. Crêem que este mundo é errado, logo, deve existir, sabe-se lá onde, um mundo certo e precisamos importá-lo pra cá com silogismos e adjetivos. Acredita-se que este mundo, com tudo que existe nele, não basta. E se este não basta, é preciso inventar outro: um céu habitado por seres de bolsos cheios, asas nas costas e livros nas mãos.



6 comentários:

  1. Querer fazer de todo mundo um leitor = câncer na alma. Ninguém é obrigado a ler livros. Ninguém será mais feliz lendo livros do que seria indo no show da banda da moda. Escritores reclamando que "ninguém lê" (que na verdade signfica "ninguém ME lê") me dá um embrulho no estômgo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei tanto.

    E acho que pra voar a gente nem precisa ser anjo, basta ter um livro, ele faz voar!!

    adoro te ler!

    beijos meus!

    ResponderExcluir
  3. Marcos, concordo com o comentério do x-nesky. A leitura para eu, é como degustar um bom vinho e queijo. Quando aprovado compro mais e retorno a ler... bem como o seu blog!
    Abs,
    Eunísia

    ResponderExcluir
  4. Sempre penso que se, ao invés de reclamarem ou sonharem acordados com esse céu, fizessem algo produtivo o cenário mudaria. E nem precisaria se aproximar da perfeição para ser bom.

    Beijo

    MeninaMisteriosa

    ResponderExcluir

oi.